Liga dos Campeões: Inglaterra quebra recorde e domina oitavas

leiaeopine Esporte

Por Gabriel Duque

Apesar de ter o campeonato nacional mais valioso da Europa, a Inglaterra acumulava desempenho aquém das expectativas nas últimas temporadas na Liga dos Campeões. No entanto, nesta edição, a terra da Rainha veio com força, passou invicto pela fase de grupos e colocou todos os seus times nas oitavas de final.

É um recorde! Nunca nenhum outro país avançou com 5 equipes entre as 16 melhores. O maior número de clubes da mesma nação tinha sido 4, mas também da Inglaterra na temporada 2013/14. Na ocasião, foram Chelsea, Manchester City, Manchester United e Arsenal.

Inglaterra lidera lista de ligas mais valiosas da Europa

Entre os países com as ligas mais caras do planeta, a Premier League acumula valor de mercado de 5,79 bilhões de euros. De acordo com o site especializado em transferências Transfermarkt, a Espanha vem em segundo avaliada em 3,72 bilhões de euros. A Itália fecha o top 3, com 3,16 bilhões de euros. A Alemanha é 4ª com 2,89 bilhões de euros e a França 5ª com 2,08 bilhões de euros

Desempenho inglês na Liga dos Campeões

Desde o último título inglês na temporada 2011/12 com o Chelsea ao vencer o Bayern de Munique na decisão, as equipes do país ficaram devendo na Liga dos Campeões. Foram 5 torneios disputados e nem sequer chegaram à decisão. Os melhores resultados aconteceram na semifinal com o City em 2015/16 e o Chelsea em 2013/14.

2012/13 – City e Chelsea caíram na fase de grupos e Arsenal e United nas oitavas

2013/14 – City e Arsenal caíram nas oitavas, United nas quartas e Chelsea na semi

2014/15 – Liverpool caiu na fase de grupos, City, Arsenal e Chelsea nas oitavas

2015/16 – United caiu na fase de grupos, Arsenal e Chelsea nas oitavas e City na semi

2016/17 – Tottenham caiu na 1ª fase, Arsenal e City nas oitavas e Leicester nas quartas

Desta vez, o United, com José Mourinho, avançou como líder do grupo A e apenas uma derrota. O Chelsea, de Antonio Conte, foi o segundo no grupo C e deve pegar pedreira na próxima fase (Veja potes do sorteio abaixo).

O Liverpool, com duas goleadas por 7 a 0, liderou o grupo E e volta ao mata-mata pela primeira vez desde a temporada 2008/09. O City, de Guardiola, conheceu sua única derrota na última rodada, mas foi o primeiro do grupo F.

Por fim, o Tottenham bateu o atual bicampeão Real Madrid, liderou o grupo H e retorna às oitavas – o time londrino estava fora desde 2010/11.

Inglaterra x domínio da Espanha na Liga dos Campeões

Com maior presença nas oitavas, os ingleses tentam colocar um fim ao domínio espanhol na Liga dos Campeões. Todas as últimas 4 edições foram vencidas pelos times do país, com 3 títulos do Real e 1 do Barcelona. Nas 10 disputas anteriores, são 6 canecos espanhóis e apenas 2 ingleses.

No total, na divisão de conquistas por países, a Fúria acumula 17 troféus, enquanto a Itália e a Inglaterra somam 12 cada.

Entre os clubes, o Liverpool é o 5° na lista geral, empatado com Bayern e Barcelona em número de títulos, mas com menos vices. Além disso, é o inglês mais vencedor, sendo campeão 5 vezes. O United comemorou a taça 3 vezes, o Nottingham Forrest, duas, e o Aston Villa e o Chelsea, uma cada.

Oitavas da Liga dos Campeões 2017/18 por países

Além dos 5 times ingleses, a fase com 16 equipes tem 3 espanhóis (Real Madrid, Barcelona e Sevilla), 2 italianos (Juventus e Roma), 1 francês (PSG), 1 alemão (Bayern de Munique), 1 português (Porto), 1 turco (Besiktas), 1 suíço (Basel) e 1 ucraniano (Shakhtar Donetsk).

Entre as ‘novidades’, Basel e Shakhtar voltam ao mata-mata após 2 edições – a última vez foi na temporada 2014/15. Já o Besiktas, dos brasileiros Adriano (ex-Barcelona) e Anderson Talisca e com os conhecidos Pepe, Quaresma e Negredo, fez história ao se classificar pela primeira vez.

Sorteio das oitavas da Liga dos Campeões

Para o sorteio das oitavas, além das posições nos potes, há só duas regras: não pode haver confronto entre clubes do mesmo país e nem entre times que estavam na mesma chave.

Pote 1 (primeiros colocados): Manchester United, Paris Saint-Germain, Roma, Barcelona, Liverpool, Manchester City, Besiktas e Tottenham

Pote 2 (segundos colocados): Basel, Bayern de Munique, Chelsea, Juventus, Sevilla, Shakhtar Donetsk, Porto e Real Madrid

Com as diretrizes e as classificações, o Chelsea só 3 possibilidades de enfrentamento, deve ter jogo duro e vai pegar Barcelona, PSG ou Besiktas.

A cerimônia com o sorteio do início do mata-mata da Liga dos Campeões será realizada na próxima segunda. O evento ocorre às 9h de Brasília, na sede da Uefa, na cidade suíça de Nyon.

 

leiaeopineLiga dos Campeões: Inglaterra quebra recorde e domina oitavas