Social Media Week – Day 1

leiaeopine Cursos & Palestras

Foto: Lui Spolador

Na segunda-feira, dia 11, teve início a edição de São Paulo do Social Media Week. Com uma programação extensa, o evento ocupa durante toda a semana o auditório e mais 5 salas do campus de Pós-Graduação da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), localizado na Vila Mariana.

Este blogueiro teve a oportunidade de conferir 4 palestras na segunda-feira e divide agora as impressões que teve. Como espécies de pílulas, as atividades têm, em média, 1 hora de duração. Após a exposição do palestrante, há perguntas e logo em seguida já é hora de procurar outra atividade.

Crowdfunding – A primeira atividade do dia foi com Viviane Sedola, cofundadora do Kickante, plataforma de financiamento coletivo. A executiva falou sobre o modelo de negócio e como fazer para conquistar investimentos através das redes sociais para tirar projetos do papel.

Instagram – A segunda palestra do dia estava com o auditório lotado. Após falar sobre a importância do Instagram no atual mercado brasileiro, Marina Paduin deu 5 dicas de como atrair clientes através da rede social.

O primeiro passo é ter um posicionamento bem definido, com a busca por um conteúdo exclusivo para o seu público; a 2ª dica se referia a emoção que as fotos proporcionam. Por se tratar de uma rede social imagética, o Instagram pede fotos boas e com caráter emotivo. O 3º ponto apresentado foi o relacionamento. Quem está na rede social e pergunta algo, gosta de ter sua questão respondida, por isso, é importante responder a todos. A 4ª dica está ligada à mensuração dos resultados. É preciso medir todas as métricas e saber como planejar as próximas ações. Por fim, a última dica foi converter estas ações em vendas, porque o intuito principal é conseguir fazer o seu produto/serviço ser comercializado.

Religião – A terceira palestra do dia foi uma grata surpresa. Com o tema Religião na Espera Digital, a professora Nathalie Hornhardt, da FAAP, apresentou como as religiões estão entrando no mercado digital e como algumas ações tentam migrar do offline para o online. Com grande conhecimento sobre o tema, Nathalie apresentou diversos textos e autores que podem ajudar quem busca conhecer ainda mais sobre a relação entre religião e mídia.

Eventos – E para fechar o meu dia na Social Media Week participei da palestra com o Erickson Monteiro, fundador do Plugcitários. Com muito bom humor, o publicitário mostrou como o Facebook pode ser usado como uma potente ferramenta para o planejamento e execução de eventos. Foram várias as dicas compartilhadas, desde o uso do Stories para mostrar bastidores até a importância do WhatsApp neste contexto.

Com uma organização ímpar e muito conteúdo interessante, o Social Media Week acontece até sexta-feira. Se você não conseguiu se inscrever, não se preocupe. Algumas palestras são transmitidas ao vivo na página oficial do evento. Basta clicar aqui.

leiaeopineSocial Media Week – Day 1