Vídeos on-line: o sucesso de Despacito

leiaeopine Notícias Comentadas

Por Gabriel Duque

Com aumento do número de pessoas conectadas no mundo e com seus smartphones a postos, se torna cada vez mais comum encontrar alguém lendo notícias, pesquisando informações e principalmente assistindo vídeos.

O fenômeno dos vídeos on-line se propaga de forma rápida, disputa e ganha audiência da TV tradicional. O YouTube, grande player do mercado, se aproveita desse comportamento dos consumidores, das novas gerações e dos produtores de conteúdo e gera um tráfego monstruoso.

Mais de 1 bilhão de horas de vídeos são vistas todos os dias pelos usuários da plataforma no mundo. A pesquisa é do próprio YouTube e se refere ao fim de 2016. O número representa o dobro do ano anterior. E tem mais dados:


– o brasileiro já passa 45 minutos por dia consumindo vídeos no celular;
– 81% de quem vê vídeo on-line é no smartphone;
– pessoas gastam 5 vezes mais tempo vendo vídeo de conteúdo.

É fato: o público passa cada vez mais tempo vendo vídeos on-line.

Motivos para assistir não faltam. Há canais de gastronomia, economia, faça você mesmo, decoração, mecânica, preparatório para o Enem, uma série de cursos on-line, além é claro de entretenimento e muitos outros.

Mas o que isso tem a ver com o sucesso da música Despacito, de Luis Fonsi, com participação de Daddy Yankee? Na sexta-feira, dia 4 de agosto, o clipe da música, veja abaixo, se tornou o mais visto da história após apenas 203 dias no ar. A marca foi atingida depois de bater 2.993.786.682 visualizações e superar o clipe de See You Again, de Wiz Khalifa e Charlie Puth em homenagem ao ator morto Paul Walker.

Os dois vídeos já alcançaram números ainda maiores e ambos ultrapassaram os 3 bilhões de visualizações.

O curioso é que a música tributo, você pode ver abaixo, chegou ao topo de vídeo mais assistido do YouTube há menos de um mês, em 11 de julho, após desbancar o sul-coreano Psy com Gangnam Style, que ficou em 1° por 5 anos. Nesse momento, o estrondoso fenômeno porto-riquenho era somente o quinto mais visto.

Vamos ver até onde irão os números de Despacito. O crescimento ainda é, na média, de 14,5 milhões de visualizações por dia.

 

leiaeopineVídeos on-line: o sucesso de Despacito