Janete Clair: a usineira de sonhos

leiaeopine Jornalismo

biografia Janete Clair Artur XexeoClaro que gostar do assunto ajuda, mas o texto objetivo e empolgante de Artur Xexéo fez com que este blogueiro lê-se a biografia de Janete Clair em apenas dois dias.

Disponível para empréstimo no Centro Cultural de São Paulo – que faz parte do sistema municipal de bibliotecas – a obra conta a história daquela que ficou conhecida como a usineira dos sonhos: apelido dado por Carlos Drummond de Andrade após o sucesso arrebatador da primeira versão de “O Astro” e do enigma de quem havia matado Salomão Ayala, em 1978.

Passando por pontos da vida pessoal de Janete, desde sua infância até o casamento com o também autor Dias Gomes, o livro vai mostrando a trajetória profissional da escritora responsável por obras que bateram recordes absolutos no Ibope.

Também conhecida como a maga das oito, Janete deixou sua marca na história das telenovelas brasileiras ao apostar em enredos que retratavam a sociedade como ela era e criando tramas paralelas para dar fôlego ao casal de protagonistas.

Para quem gosta de novelas – como o blogueiro aqui – ou simplesmente para quem busca uma boa história, vale a leitura.

Um agradecimento especial a Helô Spolador que ajudou na obtenção do material para este post.

leiaeopineJanete Clair: a usineira de sonhos